22/05/2015

Na última terça-feira, os diretores Rosângela Rimoli, de atendimento, e Guilherme Rimoli, de planejamento, ministraram a palestra “Os eventos corporativos como aliados dos negócios”, no evento Bom Dia Associado, da Federasul.

A exposição aconteceu no Salão Nobre da Federasul e contou com a presença de associados da federação, profissionais de marketing e convidados.

No início da palestra, com o objetivo de mostrar ao público como eventos se posicionam dentro das ferramentas da Comunicação de Marketing atuais, foi apresentado o conceito de Live Marketing, terminologia atualmente utilizada para designar o antigo “Marketing Promocional”. Nossos profissionais explicaram que esta nova lógica funciona como guarda-chuva que inclui,o evento em si, promoções, incentivos, ativações e ações de ponto de venda.

Uma das perspectivas dadas na palestra foi a do poder que o evento possui como ferramenta de comunicação em um mundo superlotado de informação que atinge o consumidor à todo momento, tornam-se mais raras as interações que realmente quebram com a rotina e prendem a atenção do receptor. Neste espaço, é que os eventos entram como experiências reais, que podem ser vividas, presenciadas e que, quando são positivas, tem o poder de marcar aquele momento junto ao consumidor. Com esse raciocínio, Guilherme defendeu a missão da empresa: Realizar experiências reais, positivas e relevantes.

Também foram estabelecidas as diferenças entre eventos corporativos, eventos promocionais, eventos sociais e eventos de entretenimento, mostrando como cada mercado exige um tipo de empresa, pois elas têm estruturas e expertises específicas. Para um bom evento corporativo ou promocional é preciso buscar uma agência de eventos de marketing e não um cerimônialista (especialista em eventos sociais), ou uma produtora de shows (especialista em espetáculos de entretenimento).

O trabalho da Duetto foi apresentado destacando suas características e peculiaridades, assim como os mercados nos quais atua: eventos corporativos para público interno e externo e eventos promocionais. No encerramento, uma seleção de nossos video-cases, um para cada tipo de mercado, serviu como exemplo para as 6 dicas para construir um evento que seja realmente estratégico para os negócios:

06 dicas para construir um evento estratégico para os negócios:

1. O evento precisa ser parte de uma estratégia macro;

2. É preciso definir claramente qual o principal objetivo;

3. É indispensável definir quais são os públicos e qual o resultado esperado com cada um eles;

4. É fundamental montar um briefing completo;

5. Ter verba definida ajuda o cliente a economizar (só assim podemos fazer o melhor uso do budget);

6. garantir um bom tempo para planejamento traz melhores resultados;