14/08/2015

O meio digital oferece ferramentas para complementar os eventos de marketing

Não é simples conciliar os eventos de marketing com as novas tecnologias. O primeiro passo é manter um trabalho de pesquisa contínuo para que a equipe esteja sempre bem informada sobre que tipos de tecnologia estão disponíveis, como funcionam, quando e como podemos aplicá-las, afinal, tudo está em constante mudança.

Novas Mídia no evento de marketing

Novas Mídia no evento de marketing

As novas tecnologias ajudam a estender a experiência dos eventos de marketing além do momento em que eles acontecem, propiciam a conexão com o cliente e o deixam rodeado de interações que remetem ao propósito do evento de marketing desenvolvido. Hoje é possível fazer o básico, que é utilizar as redes para replicar acontecimentos, e até trazer elementos mais interessantes, como criar um evento em que só é possível enxergar através do celular, por exemplo.

Mas e o que muda nos eventos de marketing presenciais? O planejamento do evento ganha mais peso, começa a ter seu valor tão parecido quanto a capacidade técnica de executar um evento impecável. É preciso estar muito bem informado para que todo o desenvolvimento dos eventos estejam em sintonia com o meio digital. Além disso, é preciso enxergar o digital como uma ferramenta muito além da divulgação, utilizar o expertise da equipe para que no momento da decupagem do briefing já possam ser sugeridas diretrizes que tragam a tecnologia para o evento.

Os eventos presenciais, porém, não foram substituídos. O valor da experiência vivida é único, tem o olho no olho, atinge todos os sentidos do público e envolve ele de uma forma que ele irá sempre lembrar. O contato físico ainda é uma forma mais pessoal de tratar as pessoas e, com a vinda do digital, esse tipo de relação irá ter mais valor e mais impacto.

Ainda assim, mesmo quando não são o foco, as ferramentas digitais pode ser grandes aliadas dos eventos de marketing. Desde o planejamento é possível tornar os eventos mais mensuráveis. Estratégias de mensuração e indicadores bem planejados trazem mais profissionalismo à gestão de eventos, permitindo às empresas alocar a verba correta e avaliar o trabalho realizado pela empresas organizadoras.