13/04/2015

Opinião da Duetto Eventos de Marketing sobre a Black Friday

A Black Friday foi criada em 2005 por lojistas norte americanos para alavancar as vendas de varejo. A data cai sempre na última sexta feira do mês de novembro e no dia posterior a comemoração de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).  A origem do nome é um trocadilho, pois nos Estados Unidos estar com o orçamento no Black significa estar no lucro. Neste dia as lojas abrem mais cedo, em torno das 4 horas da manhã – algumas até antes disso – e promovem descontos que chegam a 80%. A data é considerada a largada para a temporada de compras de fim de ano, que culmina no Natal. Em resumo, a ideia por trás da Black Friday é dar início as compras de Natal e movimentar o comércio.

No Brasil, a data começou a ser “comemorada” em 2010, porém ainda é tímida e os descontos não são tão grandes como acontece nos Estados Unidos. O que temos visto são sites e e-commerce aproveitando a data para criar cases de sucesso. As vendas online crescem em até 90% no período, e já supera como data única o tráfego e faturamento do Dia das Mães e do Natal, segundo o UOL.

Se os consumidores aderiram “ao movimento” e estão dispostos a gastar, não seria hora das lojas “físicas” ampliarem sua participação? As ações de marketing nas datas comemorativas tem grande potencial para alavancar e aumentar as vendas da empresa, mas precisam ser pensadas e planejadas, pois devem ser interessantes também para o consumidor, e não apenas para a empresa. Nos Estados Unidos, por exemplo, os clientes passam a noite em filas em frente às lojas esperando o início das vendas e, durante o dia todo, as lojas permanecem lotadas. Esse momento é uma grande oportunidade para que se crie eventos de marketing onde se gere experiências reais, positivas e relevantes. Além da satisfação da compra, o cliente pode ser envolvido em uma série de ações promocionais durante todo o dia, ou até a semana.

E como aproveitar o fluxo intenso do público a favor da sua marca ou empresa?

Podem ser realizadas diversas ações de entretenimento, como shows nas filas das lojas, atividades recreacionais, distribuição de brindes, entre outros. O importante é aproveitar a Black Friday como plataforma de experiências de engajamento das marcas com seu público.